Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres. No entanto apenas 8% das mulheres têm sintomas muito intensos. Quais os sintomas?
São esses:
1. Depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
2. Ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
3. Fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
4. Raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
5. Diminuição do interesse pelas atividades habituais;
6. Sensação de dificuldade de concentração;
7. Cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
8. Acentuada alteração do apetite;
9. Distúrbios do sono;
10. Sensação de estar fora do próprio controle;
11. Inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
12. Dor de cabeça;
13. Dores musculares;
14. Ganho de peso ou sensação de inchaço;
Pois é, a famosa e temida TPM atinge boa parte das mulheres e homens.
Por que atinge os homens?
Simples, porque sempre há um homem a nosso redor, seja pai, irmão, namorado ou amigo, eles sempre estão lá tendo que aguentar a mudança constante de temperamento das mulheres nessa fase. Muitas vezes eles não entendem o porque de tanta agressividade ou tanto choro, para ser sincera nem nós mulheres entendemos muito bem, muitas hipóteses tem sido feitas a respeito das causas da TPM mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central. Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas a sensação de prazer) e os neurotransmissores tais como a serotonina.
Para nós mulheres (falo por mim e minhas amigas) a TPM é um carma, as vezes nem eu consigo me suportar, não é de propósito, quando percebo já gritei, já briguei e já chorei, é algo difícil de controlar, ficamos carentes, tristes, irritadas, dengosas, choronas e inúmeros outros estados emocionais, a mudança de humor é constante, não é fácil para nós e nem para as pessoas que convivem conosco, mas repito não é intencional.
Como parte dos 75% de mulheres com TPM peço a todos que compreendam essa fase tão difícil do mês e que relevem todas as maluquices feitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário